Projeto de conversão e restauro de um antigo modelo estático que representa um Galeão de pesca a vapor da costa do Sul de Espanha. Trabalho de recuperação a cargo do modelista Carlos Mariano.
Imagens do modelo de base;
Com a ajuda de um nível tornaram-se mais evidentes as diferenças no desenho dos bordos;
Vista de popa;
Visualização das fraturas que causaram o arredondamento de um dos bordos;
Concluindo-se não haver hipótese de recuperação do modelo, o modelista empreendeu a realização da reprodução;
Quilha pronta para receber as cavernas;
Colocação das primeiras cavernas copiadas do original com o necessário trabalho de correção de irregularidades;
Continuação do trabalho ;
Encaixe e afinação do bloco de popa, escoragem geral e nivelamento. Colocação da primeira régua de guia para inicio da forra;
Colocação do ripado;
Primeiras listas de reforço colocadas e arredondamento da popa;
Pormenor do listão;
Pormenor da porta de leme e remoção da estrutura do apoio à bancada;
Desobstrução do interior e limpeza das colagens;
Ensaio da hélice e veio;
Reforços laterais (barrotes e robaletes);
Balaústres;
Detalhe do alinhamento simétrico dos balaústres;
Base de construção do corrimão;
Realização do molde para corte do aro;
Corrimão composto por duas fiadas de tábuas;
Popa em leque onde cada tábua é cortada e afinada à lixa para encaixar com precisão no sitio;
Vista da popa no interior;
Instalação do motor, veio e hélice após fibragem do interior;
Construção do leme e instalação do altifalante que reproduzirá os sons do motor;
Leme instalado;
Casco envernizado e primeiros testes para aferir quantidade de lastro e existência de fugas;
Pintura protetora aplicada no interior e caixas para as baterias;
Apoio do servo e link ao leme;
Fecho do convés;
Acabamento das paredes do alçapão e construção da tampa;
Inicio do tabuado;
Pintura do tabuado testando o envelhecimento;
Início da construção da nova cabine ligeiramente mais comprida para alojar posteriormente a chaminé;
Rebites e cantoneiras;
Aplicação de alguns detalhes;
Portas;
Vista interior;
Teste da chaminé;
Fabrico da peça;
Moldes para os ventiladores;
Teste dos mastros;
Proa;
Base dos mastros;
Pintura da casa da caldeira;
Trabalho de envelhecimento;
Base da ponte de leme;
Esticador;
Modelo na atual fase de construção;
Pormenores da acastilhagem;
Polie de carga;
Dobradiças das portas;
Puxadores e tranca;
Escada;
Apito;
Escoragem da chaminé;
Porta da cabine;
Colocação das dobradiças;
Puxador da porta, correia para abertura dos vidros e placa identificativa;
Calhas para as luzes de presença;
Pedestal da roda de leme;
Processo de construção da roda de leme;
Instalação;
Telegrafo;
Lanternas;
Lâmpadas;
Candeeiros;
Lâmpada do mastro;
Vista de conjunto;
Interior da casa do patrão;
Alguns pormenores;
Tampas dos depósitos de carvão;
Grelha de popa;
Início da pintura do casco;
Listas, números e letras;
Adicionados efeitos de envelhecimento;
Conclusão da pintura;
Guincho;
Fabrico da ultima peça pelo construtor Carlos Mariano que conclui desta forma o modelo;
Navegação;
What a wonderful talent! Gorgeous work.
ResponderEliminarCheers,
Hendon