Projetos Concluídos

Galeão a Vapor

Projeto de conversão e restauro de um antigo modelo estático que representa um Galeão de pesca a vapor da costa do Sul de Espanha. Trabalho de recuperação  a cargo do modelista Carlos Mariano.






Imagens do modelo de base;





A conversão do modelo estático num modelo navegante rádio controle, afigurou-se ser de difícil concretização. As madeiras corroídas e a existência de desalinhamentos depressa levou a essa conclusão.

Com a ajuda de um nível tornaram-se mais evidentes as diferenças no desenho dos bordos;




Vista de popa;





Visualização das fraturas que causaram o arredondamento de um dos bordos;



Concluindo-se não haver hipótese de recuperação do modelo, o modelista empreendeu a realização da reprodução;


Quilha pronta para receber as cavernas;



Colocação das primeiras cavernas copiadas do original com o necessário trabalho de correção de irregularidades;


Continuação do trabalho ;






Encaixe e afinação do bloco de popa, escoragem geral e nivelamento. Colocação da primeira régua de guia para inicio da forra;




Colocação do ripado;




~





Primeiras listas de reforço colocadas e arredondamento da popa;



Pormenor do listão;




Pormenor da porta de leme e remoção da estrutura do apoio à bancada;




Desobstrução do interior e limpeza das colagens;



Ensaio da hélice e veio;



Reforços laterais (barrotes e robaletes);





Balaústres;


Detalhe do alinhamento simétrico dos balaústres;








Pilares;


Base de construção do corrimão;






Realização do molde para corte do aro;









Corrimão composto por duas fiadas de tábuas;




Popa em leque onde cada tábua é cortada e afinada à lixa para encaixar com precisão no sitio;








Vista da popa no interior;




Instalação do motor, veio e hélice após fibragem do interior;





Construção do leme e instalação do altifalante que reproduzirá os sons do motor;



Leme instalado;



Casco envernizado e primeiros testes para aferir quantidade de lastro e existência de fugas;







Pintura protetora aplicada no interior e caixas para as baterias;


Apoio do servo e link ao leme;



Fecho do convés;




Acabamento das paredes do alçapão e construção da tampa;




Inicio do tabuado;













Pintura do tabuado testando o envelhecimento;



Com a cabine do modelo de origem;



Início da construção da nova cabine ligeiramente mais comprida para alojar posteriormente a chaminé;

















Rebites e cantoneiras;




Aplicação de alguns detalhes;





Portas;





Vista interior;


Teste da chaminé;


Fabrico da peça;




Moldes para os ventiladores;






Teste dos mastros;



Proa;



Base dos mastros;





Pintura da casa da caldeira;




Trabalho de envelhecimento;











Base da ponte de leme;


Esticador;


Modelo na atual fase de construção;


Pormenores da acastilhagem;









Polie de carga;




Dobradiças das portas;






Puxadores e tranca;




Escada;



Apito;









Escoragem da chaminé;



Porta da cabine;


Colocação das dobradiças;








Puxador da porta, correia para abertura dos vidros e placa identificativa;





Calhas para as luzes de presença;


Pedestal da roda de leme;


Processo de construção da roda de leme;







Instalação;



Telegrafo;




Lanternas;



Lâmpadas;






Candeeiros;






Lâmpada do mastro;






Vista de conjunto;




Interior da casa do patrão;




Alguns pormenores;




Tampas dos depósitos de carvão;




Grelha de popa;




Início da pintura do casco;







Listas, números e letras;




Adicionados efeitos de envelhecimento;







Conclusão da pintura;






















Guincho;























Fabrico da ultima peça pelo construtor Carlos Mariano que conclui desta forma o modelo;




Navegação;


Sem comentários:

Enviar um comentário